A sexta-feira 13 de mais sorte na história dos gaúchos, poder presenciar um Beatle ao vivo pela terceira vez!
O texto abaixo foi publicado originalmente no Blog Os Garotos de Liverpool
Texto e Vídeo: Ton Müller
Foram dias de muita chuva no RS inclusive na Capital Gaúcha aonde nesta última Sexta-feira recebeu um dos nomes mais históricos da música internacional, Sr. Paul McCartney desembarcava no meio da semana para passagem de som (sim, que ele mesmo faz diferente de muitas estrelinhas por aí) e aproveitou para dar oi, mandar beijos e muito carinho do hotel aonde ficou hospedado. Um verdadeiro Gentleman com seus fãs.
Beira-Rio
Logo ao chegar nas redondezas do estádio do internacional nota-se filas quilométricas circundando a estrutura, para todos os setores, eram filhos, pais e netos celebrando a boa música, passando de geração para geração canções que marcam vidas, e ali estaria uma noite de grandes surpresas, set list especial e todo o espetáculo não só por parte da logística, mas também pelo próprio McCartney que é um showman!
O Show
Com abertura de Frank Jorge e Luciano Albo às 19h enquanto já caia muita chuva, os caras mandaram clássicos dos Cascavelettes, (banda gaúcha clássica que os dois integraram nos anos 80). Enquanto o público chegava a ansiedade chegava junto, e exatamente às 21h as luzes se apagam e surge no palco um jovem “guri” senhor de 75 anos de idade que faz o estádio inteiro gritar sem parar como a Beatlemania dos anos 60. Quer energia melhor? Impossível! Paul chega agradecendo e mostrando que está na hora de um show de história, energia, emoção e rock’n’roll.
O show iniciou com “A Hard Days Night” prometendo mais clássicos dos Beatles e de uma carreira solo invejável como a de McCartney. E no show não faltaram momentos marcantes como o português preparado do Sr. em vários momentos “olá”, “muito obrigado”, “Gaúchos e gaúchas” “Tri legal” e até um “bah” (expressão gaúcha) Paul arriscava em meio as músicas conquistando qualquer gaúcho que se preze. O próprio MacCa foi pego de surpresa com o público ovacionando um belo "Fora Temer" após a canção "Blackbird" aonde comentou sobre os direitos humanos. Foram várias homenagens aos falecidos companheiros George e Lennon que emocionaram aos fãs mais fervorosos além da pirotecnia em “Live and Let Die“, palco flutuante em meio a sets acústicos com a banda incrivelmente bem afiada em todos os momentos. Para a parte final do show Paul ainda convidou algumas garotas para dançar com ele em “Birthday” com humildade recebeu elas, conversou com elas, enfim, foi McCartney com elas e todos curtiram juntos o momento além humano para muitos de nós ali presentes. Em certo momento os integrantes da banda junto de Paul erguem as bandeiras do Brasil, Inglaterra e do movimento LGBT que levou todos aos aplausos que não pararam mais até a sequência final.
Macca se despediu ao som de “The End”, alguns fãs sentiram falta de algumas canções como “All My Loving” ou “Come Together” mas em contra partida ganharam outras ainda não executadas na capital gaúcha neste segundo show.
Paul mostrou como se faz rock’n’roll por gerações e não da sinais de cansaço ou de levantar a bandeira branca, se deixar para o garoto de liverpool seu show chega tranquilo as 4 horas de duração. Mas Pra deixar o gostinho de quero mais o Beatle deu seu presente a Porto Alegre e aos seus 50 mil espectadores com um show de quase 3 horas. Um símbolo do rock, a história acontecendo ao vivo e nós eternamente gratos por participar de algo que faz parte de todos nós de alguma maneira. Foi chuva e McCartney lavando a alma, um modo de celebrar a vida, o amor e a igualdade que o Beatle deixa sempre explícito em seus concertos!
Setlist
A Hard Days Night
Juniors Farm
Can't Buy Me Love
Got to Get You Into My Life
Let Me Roll It
I've Got A Feeling
My Valentine
1985
Maybe I'm Amazed
We Can Work it Out
In Spite Of All The Danger
You Won't See Me
Love Me Do
And I Love Her
Blackbird
Here Today
Queenie Eye
New
Lady Madonna
FourFiveSeconds
Eleanor Rigby
I Wanna Be Your Man
Being for the Benefit Mr Kite
Something
A Day In The Life
Obla Di Obla Da
Band On The Run
Back in the USSR
Let it Be
Live and Let Die
Hey Jude
Yesterday
Sgt Pepper Reprise
Helter Skelter
Birthday
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End
FOTOS
NOTA DO AUTOR: Acham que a vida de fotógrafo de shows é só glamour? Não, não é e está longe de ser a cada dia que passa. Profissionais incríveis estiveram lá na noite, porém outros foram deixados de fora de forma injusta. Muitos por amor a camisa dão o sangue, outros nem tanto e no fim, nada conta. Esta é uma pequena nota que resolvi escrever pois o critério para seleção da imprensa é um mistério a cada produção gringa que vem para o Brasil, e principalmente para o RS onde já é considerado o lugar mais difícil de ser fotógrafo de shows segundo a própria imprensa.
A Tour On on One iniciou em Porto Alegre e agora segue para São Paulo (15), Belo Horizonte (17) e Salvador (20), sendo que a Tour desde 2016 já passou por 4 continentes. Quer motivos ainda para ir a um show do Paul? Um Beatle entre nós!
Agradecimento especial aos amigos Elio Sant'anna que cedeu o credenciamento para o show em Porto Alegre, ao jornalista José Norberto Flesch e a Jéssica Barcellos que fez essa cobertura acontecer!